Passeios Passeios

Águas de Lindóia

Águas de Lindóia

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Águas de Lindóia é uma cidade mais do que abençoada, não só pelas belas paisagens, ar e água puros, mas também por Nossa Senhora das Graças, a padroeira da cidade.

História da Paróquia:

A paróquia de N. S. das Graças foi criada em 12/01/1967 e sua instalação ocorreu no dia 29/ 01/1967. A capela de N. S. das Graças foi a igreja matriz de Águas de Lindóia. S. Maria Delle Grazie, para nós, Nossa Senhora das Graças, é venerada em Benevento, Itália, no seu Santuário Mariano, em cujo decreto datado de 1957, o Papa Pio XII a proclamou como Basílica Menor.

Dr. Francisco Tozzi, quando veio da Itália para o Brasil, trouxe consigo a devoção à Madonna Delle Grazie. A imagem da Virgem das Graças veio da Itália em 1919 e estabeleceu-se no mesmo ano, que o dia da Padroeira seria a mesma data que era celebrada em sua terra natal na Itália, ou seja, 02 de Julho.

Na década de 1970, em virtude desta primeira capela não comportar tantos fiéis, começou-se a pensar na construção de uma nova igreja, num lugar amplo e central da cidade para melhor acolher o seu povo. O projeto da atual igreja matriz, que tem como padroeiro Cristo Rei, foi iniciado durante a gestão do Pe. Eduardo Tormo. Sua construção, bem como de todo conjunto paroquial, foi acontecendo lentamente, tendo sido terminada em 02/07/1990.

Patrimônio Histórico:

Além do legado artístico, templos religiosos são considerados pontos turísticos porque contam a história local. Muitos deles marcam a fundação da própria cidade, como é o caso de Águas de Lindóia.

Considerada marco zero, a Igreja Nossa Senhora das Graças foi tombada como patrimônio histórico municipal.

Com esse reconhecimento, a construção não pôde mais ser ampliada: "Foi preciso construir um templo maior para receber os turistas", conta a historiadora Miriam Tozzi, referindo-se à Igreja Cristo Rei. A arquitetura desse novo espaço, aliás, com seus belos vitrais, lembra uma estrela.

Nossa Paróquia:

A paróquia Nossa Senhora das Graças situa-se na micro região de águas minerais da Serra da Mantiqueira, sendo muito procurada para descanso, tratamentos terapêuticos com as águas radioativas e pela natureza. Assim, a população dividida entre comerciantes, hoteleiros e assalariados exige uma Pastoral específica, mais voltada aos finais de semana e períodos de férias e temporadas para os turistas e durante a semana para os moradores da própria cidade.

Para este trabalho, a paróquia conta com a participação das comunidades de: Matriz Cristo Rei, no Centro; São João Batista, no Bairro dos Pimentéis; Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bela Vista; Nossa Senhora dos Desamparados, no Bairro dos Francos; Imaculada Conceição, no Bairro dos Moreiras; Senhor Bom Jesus, nas Casas Populares; São José, no Bairro do Barreiro; Santa Rita de Cássia, no Jardim Europa; Nossa Senhora Auxiliadora, no Bairro dos Tanques; e Nossa Senhora das Graças, na Vila Assumpção (antiga igreja matriz). Além das comunidades, a paróquia conta com os Núcleos de Evangelização São Rafael; Núcleo de Evangelização da Vila Assumpção e Núcleo de Evangelização da Vila Beatriz, que foram criados após as missões populares realizadas no município.

Fonte: http://www.paroquiaaguasdelindoia.com.br

Águas de Lindóia

PRAÇA ADHEMAR DE BARROS

Cartão postal da cidade de Águas de Lindóia, a Praça Adhemar de Barros é o local ideal para passeios românticos, em família, ou grupos de amigos, sejam eles diurnos ou noturnos.

Projetados por Roberto Burle Marx, os jardins espalhados por imensa e muito bem cuidada área verde são de encher os olhos!

Localizada no centro da cidade, a Praça Adhemar de Barros oferece, além de tranquilidade, passeios que vão agradar a todas as idades.

Para quem gosta de exercitar o esqueleto os Pedalinhos vão agitar o passeio.

Agora, se você não quer saber de fazer esforço e veio mesmo descansar e curtir a paisagem, as dicas são os passeios de Trenzinho e Charrete, através dos quais é possível conhecer os pricipais pontos da cidade, entre eles o Cristo Redentor, que fica no alto do Morro do Cruzeiro, de onde se pode ter uma incrível visão panorâmica da cidade! O local ainda conta com lanchonete aberta das 8h às 18h, todos os dias.

Entre as várias opções de lazer que a Praça oferece, uma que faz muito sucesso entre as crianças são os Carrinhos Coloridos, que há anos fazem a alegria dos pequenos.

Se bater uma fominha, ali mesmo na Praça você poderá provar delícias como crepes, sorvete de chiclete, cachorro quente, água de coco e muito mais, à sombra de maravilhas da natureza.

A Praça Adhemar de Barros, em meio a tanta traquilidade, é palco de grandes eventos, como o Encontro de Autos Antigos, por exemplo, quando seus jardins e gramados ficam tomados de obras de arte produzidas pelo homem, e colecionadores e admiradores desta arte vêm de todos os cantos do Brasil para apreciá-la.

Quando vier a Águas de Lindóia não deixe de passear pela linda Praça Adhemar de Barros. Você vai se apaixonar!


Águas de Lindóia

JEEP TRILHA E CIA ECOTURISMO

Quem disse que em Águas de Lindóia não tem aventura?

Pegue carona nesse Jeep rumo ao Circuito das Montanhas, partindo da Praça Adhemar de Barros, no centro da cidade, e divirta-se!

São quase duas horas de passeio, passando por belíssimos caminhos: estradas de terra, outras de asfalto, paisagens inacreditáveis, tudo sob o comando do nosso guia, motorista e aventureiro Marquinho.

O cara sabe tudo sobre a vegetação local, você vai aprender muito sobre a flora local ao longo deste percurso e passar pertinho de áreas mantidas preservadas com todo cuidado para que nascentes de água sejam mantidas puras.

Nos locais de maior altitude do roteiro é possível avistar os municípios de Itapira, Serra Negra e, acredite, até Holambra!

O Circuito das Montanhas passa pela divisa de município com Itapira e segue por estradas de terra até o Morro Pelado, com 1400m de altitude.

O Jeep Trilha & Cia Ecoturismo oferece outros roteiros, ainda mais radicais, caso você queira uma dose maior de adrenalina. Para saber mais entre em contato pelo telefone (19) 9742- 7474 e fale com o Marquinho.

Águas de Lindóia

PASSEIOS A CAVALO

Águas de Lindóia oferece diversos passeios através dos quais você vai se encantar com as belíssimas paisagens da região.

Partindo do Ponto de Cavalos tradicional da cidade, localizado um pouco à frente da Represa do Cavalinho Branco, na Estrada Morro Pelado, é possível fazer passeios de trinta minutos até horas de duração.

Os cavalos do Ponto são extremamente carinhosos, dóceis e obedientes, sendo, dessa maneira, perfeitamente aptos a carregar adultos e também crianças.

Estradas de terra, paisagens encantadoras, subidas e descidas emocionantes, tudo feito pela natureza para nós.

O roteiro do passeio de uma hora passa pela estrada de terra que vai até o chamado “Cascalheiro”.

Outro roteiro maravilhoso é o que nos leva até o alto do Morro Pelado, o ponto mais alto da cidade, com duração de aproximadamente 2 horas.

Na volta do passeio, que tal uma paradinha na bica para beber água fresquinha direto da fonte?

Outro roteiro tão especial quanto esses mencionados até agora, com duração de aproximadamente 1h30, parte do Ponto de Cavalos e vai além do “Cascalheiro”, passando por hotéis fazenda da cidade e adentranto num terreno que proporciona momentos especiais para quem passa por ali.

Quem quiser saber mais sobre os passeios a cavalo pode entrar em contato com o Zé, mais conhecido como Beiçola, no telefone (19) 9697-2615. Lá no Ponto de Cavalos você também pode procurar pelo Baixinho ou pelo João para obter mais informações sobre os passeios e seus valores.

Águas de Lindóia

RECANTO DOS NEFELIBATAS

Nefelibata tem origem do grego nephele (nuvem) e batha (em que se pode andar). Ou seja, aquele que "anda nas nuvens". Se você gosta de dar uma fugidinha da realidade e ficar nas nuvens, seu lugar é aqui!

Em meio à mais bela flora da região, a caminho do Morro Pelado, o Recanto dos Nefelibatas é um espaço apaixonante, feito para você perder a noção do tempo, esquecer dos problemas, reunir a família e os amigos e curtir a natureza.

O local tem vários cantinhos atraentes para você relaxar e provar as delícias do cardápio, que oferece porções, salgados, sucos naturais, refrigerantes e bebidas alcóolicas, destacando-se a pinga de figo.

Imagine como seria sentar-se com seus amigos à beira de um riacho, em meio a toda essa beleza natural para saborear, um filé de tilápia, por exemplo. Aposto como você já ficou com água na boca!

Além do bar e das belezas naturais, o Recanto dos Nefelibatas tem área de lazer para as crianças, área para eventos e churrascos e trilhas.

O bar funciona das 10h às 23h aos sábados, domingos e feriados.

Para obter mais informações sobre o funcionamento do Recanto, bem como sobre a agenda de eventos, entre em contato através dos telefones (19) 3821-1507 e (19) 9704-6144, ou através do e-mail contato@nefelibatas.com.br

Águas de Lindóia

ENGENHO DO BARREIRO

Quem é chegado em uma boa história e uma boa cachaça pode seguir rumo ao Engenho do Barreiro, numa visita que vai encantar pela simplicidade.

Você será recebido pelo senhor Ditinho que, muito sorridente e bem disposto, tem prazer em contar a história das terras do Engenho com orgulho aparente em estar ali.

O Engenho do Barreiro preservou o maquinário antigo, inclusive a moenda de cana acionada por tração animal, hoje não mais utilizada, mas ainda conservada para observação dos interessados em sua história.

O processo de produção da Cachaça do Engenho do Barreiro é artesanal do começo ao fim, o que a torna ainda mais especial.

Além da produção e comercialização da Cachaça também são oferecidos Café e Fubá.

O Engenho do Barreiro é o lugar para quem gosta de reunir os amigos para um dedo de prosa regado a cachaça, linguiça e torresmo a pururuca.

Juntando um grupo grande de amigos e familiares é só entrar em contato com o senhor Ditinho e agendar um almoço no rancho do Engenho, que fica na Rua Aparecido Rodrigues da Rocha, número 1175, no bairro do Barreiro, em Águas de Lindóia-SP.

Para mais informações entre em contato no telefone (19) 3824-3137.

Águas de Lindóia

RANCHO SÃO NICOLAU

Para quem busca entender o comportamento dos Cavalos e aprender a como se aproximar deles, o Rancho São Nicolau é o lugar ideal!

Localizado logo após o Engenho do Barreiro, além de hospedar os animais, o Rancho São Nicolau recebe grupos de Empresas e Escolas que queiram desenvolver em seus membros o auto-conhecimento e capacidade de liderança e improviso. Este trabalho é realizado através da técnica da Doma Índia.

Outra técnica de doma demonstrada pelo Nei, proprietário do Rancho São Nicolau, é a Doma Racional, através da qual, aos poucos, o Cavalo adquire confiança em você, tornando-se dócil e condicionado a montaria, sem futuros traumas. A Doma Racional faz com que o Cavalo se torne um bom companheiro para o seu proprietário, e principalmente confiável.

O Rancho São Nicolau também oferece aulas e Equitação e Equoterapia, um belo trabalho que auxilia no equilíbrio, coordenação motora, percepção corporal, relaxamento da musculatura, concentração e integração social, muito indicada para pessoas com necessidades especiais, pós-operatório de tumores, crianças hiperativas ou com déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem.

Para saber mais sobre os horários de funcionamento do Rancho e agendar visitas de grupos você deve ligar para (19) 7808-4309 e falar com o Nei.

Águas de Lindóia

SÍTIO MONTE ALEGRE

Sim, nóis é caipira e porteira adentro sempre cabe mais um!

Dentre tantas opções de lazer que Águas de Lindóia tem para oferecer, o Sítio Monte Alegre é uma delas.

Acompanhado de um guia muito simpático, o Joel, sempre contando histórias muito bem humoradas durante o percurso do passeio, você terá contato com animais como o avestruz e o javali, poderá embarcar em uma aventura muito legal mata adentro, e ter o privilégio de provar da água mais pura e cristalina.

Depois desse passeio lindo, você irá conhecer o local onde são fabricadas algumas das delícias que estão à venda na Venda do Zé, mais um dos lugares charmosos do Sítio Monte Alegre.

Na Venda do Zé estão à venda doces caseiros, queijos, iogurte… hmmm

Depois de tanta caminhada e de compras tão tentadoras que tal um café colonial servido no rancho com direito a fogão de lenha e tudo mais?

A mesa é farta e tudo é feito com muito carinho especialmente para os visitantes.

O Sítio Monte Alegre serve o café colonial aos sábados e feriados a partir das 15h (com agendamento prévio) e também oferece almoço aos sábados e domingos a partir das 12h.

Para agendar o café da tarde para seu grupo, fazer encomendas e se informar sobre a localização do Sítio entre em contato pelos telefones: (19) 3824-7665 e (19) 7808-5669

PAISAGENS

Águas de Lindóia
AHAL - Associação dos Hoteleiros de Águas de Lindóia
Águas de Lindóia19 3824-6577