Circuito das Águas Paulista Circuito das Águas Paulista Circuito das Águas Paulista Circuito das Águas Paulista

Águas de Lindóia

AMPARO:

AHAL

Com uma convidativa topografia montanhosa e qualidades arquitetônicas tombadas pelo Condephaat, Amparo conta sua história através dos casarios preservados no centro da cidade, dos edifícios de tradição clássica e das casas das fazendas da época áurea do café. O turismo rural se destaca pela visitação a estas antigas fazendas do município. Tudo a apenas 40 minutos de Águas de Lindóia. Saiba mais sobre alguns atrativos de Amparo:

Casa do Artesanato:

Praça Pádua Salles, 160 – Centro (antigo prédio da Estação da Mogiana).
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 08h00 as 12h00 e das 13h00 as 17h00 Sábados, domingos e feriados, das 09h00 às 18h00.

Parque Ecológico, Orquidário “Dr. Paulino Recch” - Observatório Municipal:

A Câmara Municipal, em 30 de maio de 1892, escolheu o local para a construção do Leprosário de Amparo. Os engenheiros responsáveis pela construção foram: José Ricardo de Aguiar e Theodoro Sampaio. Desativado há muitos anos, ficou sem utilização específica e ali se instalou, em 1912, um orquidário com cerca de 30 mil mudas do pesquisador Dr. Paulino Moser Rech. As pesquisas efetuadas por Paulino Rech, nas áreas botânica e entomologia, foram reconhecidas por vários países europeus e pela Rússia. Após a morte do Dr. Paulino Rech, em 1970, a Prefeitura Municipal adquiriu seu acervo de orquídeas e criou o Orquidário Municipal que leva seu nome. Hoje, o Orquidário foi englobado pelo Parque Ecológico Municipal e possui uma área de 26.000 m².
Rua Salermo, s/nº - Bairro Jardim das Orquídeas. Fone: (19) 3807-9088
Horário de atendimento: Terça à Domingo e feriados das 08:00 às 11:00 h das 13:00 às 17:00. Entrada franca – OBS: Sexta-feira Santa / Natal / 1º de Janeiro – fechado.

Observatório Municipal de Amparo:

foi inaugurado no dia 26 de abril de 1996, junto com o Parque Ecológico Municipal e o Centro de Educação Ambiental.
Construído em um local de fácil acesso aos visitantes, o Observatório Municipal de Amparo tem como objetivo principal divulgar e difundir a Astronomia, para crianças, jovens e adultos.
Rua Salermo, s/nº - Bairro Jardim das Orquídeas. Fone: (19) 3807-9088
Horário de atendimento: Terça à Domingo e feriados das 08:00 às 11:00 h das 13:00 às 17:00. Entrada franca – OBS: Sexta-feira Santa / Natal / 1º de Janeiro – fechado. O Observatório é fechado aos domingos.

Pinacoteca Municipal “Dr. Constâncio Cintra”:

Criada em 09 de março de 1974, foi inaugurada oficialmente em 08 de abril de 1974. Localizada no Espaço Cultural Edú Bastos. Fone: (19) 3807- 9400.
Horário de atendimento: Terça à Sexta das 13 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados das 10 às 17 horas.

Parque “Alonso Ferreira de Camargo” – Jardim Público:

Rua Humberto Bereta, s/n.

Mercado Municipal:

Recentemente restaurado, o Mercado Municipal conta com um excelente restaurante, armazém e cafeteria.
Praça Dr. Araújo, s/nº - Centro. Horário de Atendimento: 07:00 às 18:00.

Estação Ferroviária da Companhia Mogiana:

Inaugurada em 1875, era parte do Ramal que ligava Jaguariúna à Socorro. O Ramal foi extinto em 02 de janeiro de 1967, com a última partida do trem misto que veio de Monte Alegre do Sul às 16:00 hrs. A inauguração da Estação foi feita pelo Presidente da Província Dr. Sebastião José Pereira que chegou em Amparo em 15 de novembro de 1875, acompanhado da Diretoria da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
Praça Pádua Salles – Largo da Estação

Centro de Lazer:

Onde se encontram vários marcos da cidade como o Monumento aos Expedicionários, o Índio e o Obelisco do Centenário da Independência do Brasil. Na praça podemos encontrar ainda o CITEC - Centro de Informações Turísticas e Culturais, a Casa do Artesanato, a Pinacoteca e a Rádio Cultura.

Parque Municipal Chico Mendes – Cristo Redentor:

Colocado no “Morro da Biquinha”, mede 12 metros de altura e é iluminado por grandes holofotes. Hoje o local chama-se “Parque Chico Mendes” que foi reinaugurado em 06/04/1986. Parque equipado com lanchonete, play ground e estacionamento. Além de proporcionar vista panorâmica de toda a cidade.

Parque Dr. Arruda (Caixa D'Água):

Em terreno localizado na parte alta da cidade, foi construída a Caixa D'Água, lembrando uma fortaleza, utilizando pedras sobrepostas, com escadarias um chafariz datado em 1905, grades de ferro, colunas de ferro fundido e ao redor amplo jardim. O engenheiro responsável foi José Alves Paes Leme auxiliado por Antônio Gomes Teixeira. O jardim transformou-se em um importante “viveiro” de plantas, onde eram semeadas e cultivadas as espécies vegetais utilizadas nas nossas praças e jardins.

Parque Alonso Ferreira de Camargo (Jardim Público):

Com a transferência do Cemitério Público para o local onde hoje funciona a E.E.P.S.G. “Dr. Coriolano Burgos”, em 1887, executaram o aterro em toda a área para transformá-lo em um Parque. Em 1888 a população custeou obras de ajardinamento que foram concluídas em duas etapas. A 1ª etapa encerrou-se em 1889 e a 2ª em 1895.


HOLAMBRA:

AHAL

Andar pelas ruas tranquilas de Holambra avistando sua arquitetura típica holandesa remetem a uma história que começou a ser construída no fim da década de 40. Nacionalmente conhecida pela produção de flores e plantas ornamentais, o município com menos de 12 mil habitantes começou a se destacar no cenário turístico a partir de 1998 quando foi elevado a categoria de Estância Turística.
Sendo assim, a estância oferece diversas opções de passeios, compras, hospedagem e gastronomia para fazer de sua visita uma mistura de acolhimento, descanso e lazer. Holambra oferece ainda um "mix" de souvenirs, artigos de decoração, presentes, flores, plantas e artesanato para levar de lembrança para casa ou presentear amigos e parentes.

As sugestões são muitas:

visitar o maior moinho da América Latina – uma réplica fiel de um moinho holandês moedor de grãos com 38,5 metros de altura dispostos por seus 9 andares -; uma estufa de produção de flores visitada através do Passeio Turístico; a criação de jacarés de papo-amarelo do Sítio Arurá; o museu histórico cultural do Clube Fazenda Ribeirão ou a produção de cachaça artesanal do Rancho da Cachaça são ótimas sugestões. Um passeio a cavalo ou simplesmente tirar um dia para pescar e passear pelas belas praças e lagos de Holambra, proporcionam momentos de convívio com a natureza.

A cidade ficou conhecida como "Capital das Flores" por seu volume na produção de flores e plantas ornamentais. São aproximadamente 350 produtores, sendo responsáveis por 60% do abastecimento do mercado nacional e 40% da exportação nacional. O evento Expoflora também contribui muito para que Holambra fosse conhecida por suas flores e costumes tipicamente holandeses.


JAGUARIÚNA:

AHAL

Conhecida pelo seu grande pólo industrial, Jaguariúna reúne vários setores da economia e tecnologia de ponta, com excelentes opções de serviços, lazer e turismo. Localizada a 1h15 de Águas de Lindóia. Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Jaguariúna:

Antiga Estação da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro / Fepasa:

Monumento ferroviário restaurado. Atualmente abriga o Centro Cultural de Jaguariúna, que utiliza os seus salões para cursos, eventos artísticos, seminários e reuniões; acolhe também a Biblioteca Municipal, a Rádio Educativa Municipal - Estrela FM e uma lanchonete, o Botequim da Estação. É um dos locais mais agradáveis da cidade. Está localizada em frente ao Terminal Rodoviário. Numa das áreas gramadas há a réplica de uma Caravela, feita para homenagear o aniversário de 500 anos do descobrimento do Brasil. No entorno dos jardins foram plantadas árvores de pau Brasil.

O grande destaque do local é a locomotiva Maria Fumaça e o seu carro restaurante, totalmente restaurados pela Prefeitura Municipal.

Matriz Centenária Santa Maria:

Em terras próximas à sede da fazenda Florianópolis, hoje fazenda Serrinha, e do rio Jaguary, o Coronel Amâncio Bueno, fez erguer, as suas expensas, uma bonita e grande capela, em estilo Gótico-Bizantino, tendo sido construído em 1895. Reservou e doou à Igreja toda quadra circundante. Depois abriu as ruas próximas, denominando-as de Vila Bueno. Homem de visão, Amâncio Bueno encarregou o engenheiro Guilherme Giesbresht para fazer a planta do loteamento que deu origem à pequena vila, que em 5 de agosto de 1896 foi transformada no “Distrito de Paz de Jaguary”, vinculado ao município de Mogi Mirim. Telefone: (19) 3867-1535.

Ponte Pedro Abrucêz - Cia. Mogiana 1875:

Também conhecida como "Ponte do Jatobazeiro", foi inaugurada em Agosto de 1875 com a presença do Imperador D. Pedro II e da Princesa Isabel, que, na ocasião, hospedaram-se na Fazenda Jaguari (hoje Santa Úrsula), de propriedade do Barão de Ataliba Nogueira. Hoje em dia, a referida ponte dá acesso aos bairros de Jaguariúna localizados na margem esquerda do Rio Jaguari. A ponte está ao lado do Parque Ecológico do Jatobazeiro, onde a mata ciliar foi recentemente replantada. O local é agradável e ornamenta a paisagem urbana às margens da avenida que corta Jaguariúna, dando acesso às cidades do "Circuito das Águas".

Maria Fumaça:

O passeio de Maria Fumaça tem objetivo cultural e recreativo, atendendo a escolas, clubes, associações de terceira idade e o público em geral. Durante o passeio, monitores especializados contam a história do trem e do café, fazem comentários sobre a sociedade da época, os Barões do Café e a rotina dos trabalhadores nos cafezais.

Fundada em 1872, a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro inaugurou o primeiro trecho - Campinas - Jaguary - (hoje, Jaguariúna), em 3 de maio de 1875, contando com a presença do Imperador D. Pedro II. Hoje, a ‘Maria-Fumaça’ é na principal atração turística do município e, partindo de Campinas, após percorrer várias Estações, tem como ponto de embarque e desembarque a Estação Jaguariúna, restaurada (em 1992) e transformada em Centro Cultural.

Parque Santa Maria:

Espaço público destinado a grandes eventos ao ar livre, bem como, à prática do lazer e do esporte durante todo o ano; localizado em área central da cidade.


LINDÓIA:

AHAL

Lindóia está há apenas 10 minutinhos de Águas de Lindóia. Lá você não pode deixar de visitar o Engenho Cavalo de Tróia (http://www.engenhocavalodetroia.com.br), construído em 1986, o local mostra de dezembro a março o processo de fermentação do vinho, além de oferecer cachaças diversas, licores, café torrado e moído na hora, entre outros.


MONTE ALEGRE DO SUL:

AHAL

Localizada a 30km de Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul é conhecida como a Cidade Presépio. Lá você irá se encantar com o charme das construções da época do café. Conheça alguns pontos turísticos de Monte Alegre do Sul:

MIRANTE:

O Mirante do Cruzeiro é formado por 14 estações que simbolizam a Via Crucis percorrida por Cristo até o Calvário, tendo início logo atrás do Santuário do Senhor Bom Jesus. O Mirante do Cristo Redentor, com acesso de automóvel, propicia melhor visita da região. A noite, a imagem do Cristo iluminada parece estar flutuando.

ALAMBIQUES:

Em Monte Alegre do Sul existem mais de 50 alambiques que produzem pinga e vinho artesanalmente, além dos licores. Aqueles que gostam da arte e apreciam uma boa "Cachaça" não se arrependem de conhecê-los.

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL:

Criada em 1942, a Estação Experimental de Monte Alegre do Sul começou a ser implantada no ano de 1843 com o objetivo maior de "estabelecer as bases técnicas para a restauração econômica de uma extensa área do Estado de São Paulo". Com uma área total de 351,7 hectares, a Estação Experimental executa pesquisas como as culturas do café, pêssego, maçã, pêra, nectarina, ameixa, caqui, uva, goiaba, alface, cenoura, couve-flor, cebola, alho, morango, arroz, trigo, amendoim, grão de bico e feijão em diversas variedades, além dos cítricos. A Estação conta também com uma Serralheria antiga, estufa onde são realizadas as pesquisas de morango, goiaba, pêssego, uva e outras frutas; viveiro de mudas nativas. Há também Trilhas Ecológicas em meio à mata nativa que cerca a Fazenda, proporcionando aos visitantes a sensação de estar embrenhado numa selva. O Casarão Antigo, que hoje é a residência do Engenheiro Agrônomo da Fazenda, é a atração mais popular entre os turistas por seu estilo colonial da época do café. Existe uma área de lazer com campo de futebol e Ginásio coberto para convenções, além da Fonte da Índia.

SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS:

Inaugurado em 6 de agosto de 1919, pelo então Bispo Dom Nery, de Campinas, é o único Santuário da região, e tem como destaques a sua beleza arquitetônica, seu interior todo ornamentado por belíssimas pinturas do renomado artista italiano D. Rocco, o altar mor todo entalhado em madeira e os outros altares, em mármore esculpido. O Santuário, restaurado em 1997, recebe diversas romarias, e prepara-se para a tradicional Festa do Padroeiro, durante o mês de agosto.

TURISMO RURAL:

Ao todo, são mais de 10 diferentes fazendas que compõem um roteiro de visitação pela área rural do município. Entre as fazendas, estão aquelas que ainda mantém uma construção histórica da época áurea do café e do engenho, outras que preservam o cultivo agrícola e a criação de animais, os maquinários rurais, a culinária paulista do fogão a lenha.

Fazenda Atalaia: (19) 3807-5545

Fazenda Santa Agatha: (19) 3807-5112

Fazenda Engenho das Palmeiras: (19) 3913-3160

Fazenda São Sebastião: (19) 3808-3900

Fazenda Dobrada: (19) 3807-2837

Fazenda São José: (19) 3896-1814

Fazenda São Joaquim: (19) 3807-4122

Sítio Duas Cachoeiras: (19) 3807-1230

Sitio Monte Alegre: (19) 3807-1130

ítio Torre Annunziata: (19) 3817-6148

Centro Hípico Hipocampo: (19) 3817-1956

Mundão das Trilhas: (19) 9790-8535

Adega Benedetti: (19) 3807-2147


PEDREIRA:

AHAL

A Capital da Porcelana está às margens do Rio Jaguari, cuja beleza faz parceria com a beleza natural da região em que se localiza: a Serra da Mantiqueira. Com lojas especializadas no atendimento ao turista, sua principal atração reside no extenso comércio de louças, porcelanas, vidros, artigos em madeira, alumínio, gesso, resina, empregados em peças artísticas, utilitárias e de decoração. Pedreira fica a uma hora de Águas de Lindóia.

TURISMO DE COMPRA:

As lojas de fábrica especializadas na venda dos mais variados produtos ficam abertas diariamente das 9h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados.

COMPLEXO TURÍSTICO DO MORRO DE CRISTO:

com acesso pela Avenida Joaquim Carlos, o Complexo é composto pelo Portal de Entrada que retrata as construções realizadas em Jerusalém. Distribuídas ao longo do morro, encontram-se as 14 Estações da Via–Sacra, em azulejos pintados à mão por artistas pedreirenses, representando os passos de Jesus a caminho do Calvário. No primeiro platô, existe uma praça em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Seguindo o trajeto, avista-se a imagem do Cristo Redentor. Nesse local também há o monumento da Revolução Constitucionalista de 1932, pois o acesso ao Morro existe desde esta época, quando os soldados implantaram nele suas trincheiras. Do local se tem uma visão panorâmica da cidade.

ZÔO – BOSQUE MUNICIPAL “PREFEITO ADOLFO LENZI” (FECHADO PARA REFORMA):

Possui uma área de mais de 33.000 mts2, remanescente de mata nativa com inúmeras espécies vegetais, onde abriga vários animais e aves, podendo também desfrutar de quiosques, playground e lanchonete (delícias do campo). É sede da Secretaria do Meio Ambiente e desenvolve diversos cursos de Educação Ambiental.O acesso é feito pela Rua Santos Dumont.
Tel.: (19) 3953.2299.

MUSEU HISTÓRICO E DA PORCELANA:

Instalado em antigo sobrado do final do século XIX, seu acervo é composto por peças que retratam aspectos da fundação da cidade, imigração italiana, ferrovia, saúde, entre outros, sobressaindo fotografias, mobílias e peças de porcelana que destacam a trajetória deste setor, em Pedreira. O Museu conta ainda com uma mini-fábrica que demonstra o processo de fabricação das porcelanas. O Museu funciona também aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Tel.: (19) 3852-3674.

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA:

Construída entre os séculos XIX e XX em estilo gótico, com duas torres que ostentam nos aspectos vértices, cruzes iluminadas e relógio histórico. Possui na fachada, vitrais que retratam passagens bíblicas e a Capela do Santíssimo foi pintada com afrescos pelos artistas plásticos da cidade. Está localizada no centro da cidade, entre a Rua Antonio Castello e Siqueira Campos, e tem um agradável jardim na sua parte frontal.

MORRO DE MARIA:

Inaugurado durante as comemorações dos 110 anos de Pedreira, representam os mistérios do Rosário. As pinturas foram realizadas porartistas locais. Está localizado à Rua Paulo Ferraresso.

ESTAÇÃO DA COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADA DE FERRO:

Prédio histórico dos primórdios de Pedreira, a antiga estação de trem foi inaugurada em 15 de novembro de 1875. Foi construída em terreno doado pelo Capitão José Pedro de Godoy Moreira, irmão do fundador de Pedreira.
Funcionam no local, atualmente, a Secretaria Municipal de Turismo, o Posto de Informações Turísticas, a Feira de Arte e Artesanato de Pedreira e a Guarda Municipal.
Localizado na Praça Cel. João Pedro, possui área de 264 m2.
Tel.: (19) 3853.3203

PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA:

O local foi construído em 1834 e nele residiram inicialmente o pai do fundador de Pedreira, também chamado Cel. João Pedro de Godoy Moreira e esposa. Quando da elevação de Pedreira a município, o prédio passa a ser habitado pelo seu 1º Intendente (Prefeito) Emiliano Pires de Ávila, também grande produtor de café, gerando muita riqueza para a cidade.
Localizado na Praça Epitácio Pessoa, com área de 508 m2.


SERRA NEGRA:

AHAL

Serra Negra está apenas 20km distante de Águas de Lindóia e oferece um comércio rico em artigos de couro. Além de ir às compras, há outros passeios que você pode curtir, tudo bem pertinho da Capital Termal do Brasil! Veja alumas dicas para aproveitar um dia em Serra Negra:

CRISTO REDENTOR:

Inaugurado em 06.07.1952, no alto do Pico do Fonseca. Localizado a 1.080m de altura, o monumento possui 18m, sendo 6m de pedestal e 12m de estátua. O acesso se dá pelo teleférico ou por veículo através da rua Antonio Jorge José. No local há um mirante e uma lanchonete.

TRENZINHOS TIA LINDA E MARIA FUMAÇA:

Veículo de tradicional city tour pela cidade, seus roteiros se diferem pela inclusão do Parque Fonte Santo Agostinho, Parque Fonte São Luiz, Mercado Cultural. A saída ocorre da Praça João Pessoa e Praça João Zelante.

ALTO DA SERRA:

Ponto mais alto da região com 1.310m, onde é possível avistar mais de 10 cidades da região, tendo também uma das mais belas vistas. O acesso é feito pela rua 14 de julho.

PARQUE E REPRESA DR. JOVINO SILVEIRA:

Estação de tratamento de água. O visitante encontra ampla área verde, quiosques para piqueniques e churrascos, viveiro de pássaros, sanitários, lanchonete, pista de bocha, playground e a fonte Nossa Senhora de Lourdes. Acesso pela Rodovia Serra Negra - Amparo, Km 146.

DISNEYLÂNDIA DOS ROBOS:

Embora o nome sugira uma atração infantil, a Disneylândia dos Robôs é um progama que vale a pena para as pessoas de todas as idades, pela originalidade das atrações ali encontradas. São robôs representando vários países, a maioria delas com movimentos, cuidadosamente montadas por Pedrinho Tomé, ao longo de 8 anos de trabalho. Pedrinho Tomé construiu, a partir de sucatas encontradas principalmente em São Paulo e Campinas, cerca de 40 brinquedos das mais variadas espécies. Representando os Estados Unidos, há um robô ciclista e uma réplica do E.T, que move a cabeça como o famoso personagem do filme. Pela África, uma ave de ferro, pelo Egito uma pirâmide mecanizada, vários quadros e, por Israel, um presépio mecânico. Tudo impressiona pela riquezas de detalhes e pela técnica utilizada para movimentar os robôs (http://disneylandiadosrobos.com.br/)


SOCORRO:

AHAL

A cidade de Socorro está localizada a 28Km de Águas de Lindóia, na Serra da Mantiqueira. Com um relevo recortado, clima ameno, às margens do Rio do Peixe, Socorro pertence ao roteiro regional do Programa Nacional de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, denominado Circuito das Águas Paulista e é conhecida por seus diversos parques de turismo de aventura.

Mirante da Pedra da Bela Vista: (19) 9175 7600 - Caminho Turístico da Pedra Bela Vista, Km8 - www.pedrabelavista.com.br

Mirante do Cristo: (19) 9632 4437 - Caminho Turístico do Cristo, Km2

Parque Ecológico do Monjolinho: (19) 3895-7346 - Caminho turístico do Rio do Peixe, Km 6 - www.parquedomonjolinho.com.br

Parque Vale das Pedras - (35) 9854 6016 - Estrada da varginha, Km 2,5 - www.parquevaledaspedras.com.br

Base 55 Sports Adventure: (19) 3855 2055 – Rua Dr. Mario Fonseca Pares 247 - www.facebook.com/basebrasil.turismoii

Red Spy Paintball: (19) 3855 7776 – Rod. Socorro / Lindóia, km 12

Alambique Galo Branco: (19) 3855 7338 ou (19) 3895 1766 - Caminho Turístico das Lavras de Cima, Km 07

Alambique Pioneira: (19) 3855 2647 - Caminho Turístico dos Pereiras, Km 06

Feira Permanente de Malhas: Avenida Deputado Antonio Silvio Cunha Bueno, Km 4 - (19) 3895 3347 - www.feirademalhas.com.br

Moda Lojas de Fábricas: Avenida Deputado Antonio Silvio Cunha Bueno, Km 4 - (19) 3895 3327 - www.modashopping.com.br

Espaço do Artesanato: Avenida Deputado Antonio Silva Cunha Bueno, Km 4,5 - (19) 3895 4097

Águas de Lindóia
AHAL - Associação dos Hoteleiros de Águas de Lindóia
Águas de Lindóia19 3824-6577